Enviar artigos para

domingo, 14 de março de 2010

Iane

Poesia
Iane Rubens de Mello

"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as Coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressiva ou como a expressão da Unidade."

A. Einstein



Religião x Espiritualidade


Porque nos prendermos à dogmas,

à preceitos religiosos,

à conceitos fechados e restritivos

que pregam sua verdade como única

manobrando mentes mais receptivas

a favor da religião e de seus representantes?



Por que crer num Deus que pune,

que nos vigia a cada momento

que vê quando damos um passo em falso

para nos punir e condenar?



Por que nos sentirmos pecadores

e deixar que outros nos digam o que é certo,

o que podemos ou não fazer de nossa vida ?

E quem é esse outro, senão um ser tão humano

quanto nós, para imbuir-se de tanto poder

e intitular-se representante divino?



O que importa não é ter uma religião

É termos amor em nosso coração

É fazermos o bem por livre e espontânea vontade

e não por medo de sermos punidos

O sentimento de bondade está acima de qualquer dogma religioso

e o amor ao nosso próximo está dentro de nós.

*************************************************************************************


Estou Viva!




Onde está a paz?

Alguém a viu andando por aí ou perdida em alguma esquina?

Olhamos pra fora, procuramos fora, quando, na verdade,

é pra dentro que temos que olhar e procurar pela paz.

Isso não está em nenhum livro de auto-ajuda.

Também não se encontra nas palavras que uma única pessoa

profere, seja através da utilização de uma religião, filosofia,

ou qualquer tipo de "lavagem cerebral".

Também não sei aonde ela está, portanto, não espere que eu te diga.

Bem que eu tenho procurado dentro de mim essa paz tão ansiada,

tão desejada por mim e por todos.

Mas parece que há pessoas que agem de forma totalmente

contraditória.

Dizem querer paz e só provocam guerra.

Provocam...provocam... cutucam... ferem.... e o que esperam?


Não provocar nenhuma reação?...




Você é de aço?

Eu não...

Tenho nervos e sangue corre em minhas veias.

E como corre sangue em minhas veias!...

Às vezes, esse sangue é tanto que chega a jorrar

e luto para estancá-lo.



Meu coração é humano,com artérias, veias e tudo

que dele faz parte e pulsa e bate forte.

Às vezes tão descompassado que chega a doer.

Meu coração não é de pedra.


Cito aqui Maiakovski "Comigo a anatomia ficou louca:

sou todo coração."

Esta citação exprime com perfeição o que quero dizer

aqui e digo.


Sou toda coração, por mais que a razão me acompanhe

e me equilibre.



Não dá pra ficar imune ao que acontece à nossa volta.

Não dá pra fechar os olhos e não ver o que está a um palmo

do nosso nariz.

Não dá pra fingir que não se sente dor.

Não dá pra enganar a fome, nem a sede.

Não dá pra viver pela metade. Ou se vive, ou se morre.

Não dá pra ser morto-vivo, isso é coisa de personagem

de filme de terror; é ficção.

A vida é real e pulsa a cada minuto, a cada batida do

meu coração, do seu coração, do nosso coração.

Não se brinca com a vida que a morte é certa e um dia vem.

Não adianta chorar depois...

mortos não choram, não sentem, não fazem mais nada.

Estão mortos.

E quanto a mim...


ESTOU VIVA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário