Enviar artigos para

domingo, 7 de março de 2010

A Raiz das Coisas- Rui Barbosa:O Brasil no Mundo

RESENHAS
A Raiz das Coisas- Rui Barbosa:O Brasil no Mundo
Carlos Henrique Cardim



JOAO BOSCO MONTE
Doutor em Educação
Professor de Relações Internacionais
Universidade de Fortaleza


Através de um minucioso trabalho de pesquisa, nos chega às mãos uma completa investigação sobre a trajetória política de Rui Barbosa. O livro de Carlos Henrique Cardim, intitulado A Raiz da Cosias – Rui Barbosa: o Brasil no Mundo, nos apresenta o legado deixado por Rui Barbosa à diplomacia brasileira, de maneira especial com a participação brasileira nos grandes debates mundiais.

Carlos Henrique Cardim, professor da Unb e do Instituto Rio Branco, apresenta de forma didática que o baiano Rui Barbosa, não foi apenas um respeitável político, intelectual e jurisconsulto, mas foi reconhecidamente um dos brasileiros de maior dimensão cultural e moral da nossa história.

Dessa forma, segundo Carlos Cardim, além do Barão do Rio Branco, considerado o patrono da diplomacia brasileira, também deve ser conferido o mesmo tratamento a Rui Barbosa. O autor se refere a Rui Barbosa como patrono da diplomacia multilateral brasileira, ao mesmo tempo em que esclarece que o próprio Rio Branco, por diversas vezes tratou de enaltecer sua atuação como defensor dos interesses brasileiros.

O livro A Raiz da Cosias – Rui Barbosa: o Brasil no Mundo traça a trajetória de um personagem central da história da primeira república, ora como político, ora como jurista e também como representante diplomático do Brasil em diversos eventos como a II Conferência de Haia de 1907. Foi justamente durante a conferência, que o delegado brasileiro defendeu a igualdade jurídica das Nações, ocasião em que iniciou as discussões sobre a criação de uma corte de arbitragem a nível internacional, cujo objetivo seria eliminar a submissão dos pequenos paises às grandes potencias.

A produção literária de Rui Barbosa, composta de quase 200 volumes, entre palestras, conferências, consultas, pareceres, além de vários discursos precisava de um tratamento mais preciso. Nesse sentido Carlos Cardim procura mostrar o conjunto da obra de Rui Barbosa, até então de difícil acesso e dispersa em várias fontes ressaltando sua importância na política externa brasileira e qual papel teria na I Guerra Mundial e no caso Dreyfus.

Para todos aqueles que se interessam pela história das relações exteriores do Brasil, fica o convite para uma leitura atenta nas 350 páginas de A Raiz da Cosias – Rui Barbosa: o Brasil no Mundo e assim aprender com o legado ruiano em matéria de relações internacionais.

*A Raiz das Coisas- Rui Barbosa:O Brasil no Mundo- Carlos Henrique Cardim Editora Record, 2009 - 350 pag

Um comentário: